Imagem: Arquivo Pessoal
Joseph Pilates desenvolveu e correlacionou conceitos de prática física e disciplina mental, sugerindo o equilíbrio entre corpo e mente. Ele fundamentou a abordagem do corpo em importantes pontos, o desenvolvimento do equilíbrio muscular dos flexores e extensores da região lombar da coluna vertebral, a estabilização das cinturas de implantação dos membros superiores e inferiores, a diferenciação das articulações do ombro e do quadril, o estímulo da percepção corporal e, a associação das diferentes fases da respiração às diferentes fases da movimentação.
Para isso, os exercícios do Método devem obedecer seis princípios fundamentais: concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração.
Concentração: é importante estar atento naquilo que está fazendo, nas partes do corpo que estão se movendo para movimentar-se apropriadamente.
Controle: controlar cada detalhe de cada movimento para refinar a movimentação.
Centralização da força: o foco do trabalho é a região localizada entre o diafragma, o assoalho pélvico, e a parede anterior e posterior do tronco. O método foca os músculos essenciais para a manutenção da postura e do equilíbrio do corpo, utilizando a respiração correta concomitante aos exercícios, para otimizar o uso da musculatura solicitada durante o mesmo. Alem disso, ainda enfoca o alinhamento corporal e fortalecimento dos músculos dorsais e ventrais profundos.
Fluidez: para tornar o trabalho mais funcional, mais suave.
Precisão: para otimizar o uso dos músculos, tecidos de conexão e articulações, reduzindo o gasto energético.
Respiração: utilizar o máximo da capacidade respiratória, expirando totalmente para inspirar na capacidade máxima.

Nenhum comentário:
Postar um comentário